Não é necessário realizar nenhum estudo detalhado, nem ser acadêmico para perceber e constatar que o canal que corta a Via 1, importante via urbana cercada de inúmeras residências e local de caminhada matinais e noturnas dos moradores dos bairros localizados em nossa região, necessita urgentemente de um tratamento. Esgoto a céu aberto é o que corre no canal da Av. General Afonso de Carvalho, local de despejo do esgoto inaturo do Conjunto Seis de Novembro, mais conhecido como Conjunto da Marinha, margeado pelo Campo de Treinamento e Instrução do Gericinó, paralelo aos Conjuntos Habitacionais da Prefeitura; Conjunto Jornalista João Saldanha, Conjunto Edson Fernandes dos Santos e o Condomínio da Organização dos Sem Teto – OST. Com uma extensão aproximada de 2 km, o canal de esgoto, deságua no Rio Sarapuí, cujo encontro do deságüe é no Pontilhão de Ferro, no Campo de Treinamento do Gericinó. É desesperador e preocupante o estado em que se encontra o canal, totalmente assoreado, prejudicando o fluxo de esgoto que saem das manilhas dos conjuntos que o cercam, principalmente nos dias de chuvas fortes, onde o transtorno é tamanho, pois como não se realiza há muito tempo uma dragagem deste córrego com o volume das águas das chuvas, o canal transborda inundando a rua e conseqüentemente as casas que margeiam o canal, causando aos moradores além dos prejuízos financeiros, o risco com doenças e a proliferação de insetos e animais pesonhetos. Segundo os moradores que moram ao lado do canal, a última vez que houve uma limpeza e dragagem deste canal, foi a pedido do então Deputado Estadual André Luiz, no governo do ex-governador Marcelo Alencar.
A reivindicação dos moradores é no sentido de ser realizada a dragagem e a Canalização deste córrego, e a construção de uma Estação de Tratamento, resolvendo definitivamente o problema das enchentes e do mau cheiro que exala dos detritos jogados de forma ilegal e sem tratamento no canal.
O jornal Tribuna Rio irá encaminha ofício a Rio Águas, órgão responsável pelas obras nos rios e canais do Município do Rio de Janeiro, a fim de requer providências no sentido da limpeza e dragagem do canal e solicitar se já há em andamento algum projeto para solução definitiva deste problema. Estaremos acompanhando e publicando na próxima edição a resposta na integra do órgão competente.
Por Waldomiro Phelippe e Luciano Baduy
|
Situação atual do Canal da General Afonso de Carvalho |
|
Necessidade de Dragagem Urgente!!! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário