Quem sou eu

MORALIDADE E DIGNIDADE AO JORNALISMO: O JORNALISMO HÁ DE SER DIRECIONADO PARA INFORMAÇÃO VERDADEIRA E LIVRE DE DISTORÇÃO E CONOTAÇÕES PARA O ESCLARECIMENTO AO POVO BRASILEIRO. O LEGÍTIMO PAPEL DO JORNALISMO É DE CONSTRUIR A NOTÍCIA PASSO A PASSO, ESTRUTURANDO-A EM CIMA DA VERDADE, FORTALECENDO A DEMOCRACIA E PREVALECENDO AS INSTITUIÇÕES. - WALDOMIRO PHELIPPE / JORNALISTA

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O APRESENTADOR E DEPUTADO ESTADUAL WAGNER MONTES


Em entrevista exclusiva ao Jornal Tribuna Rio o Apresentador e Deputado Estadual Wagner Montes fala de sua infância, sua trajetória de sucesso e seu futuro político.

Jornal Tribuna Rio: Deputado, o Senhor é nascido e criado na Baixada Fluminense, mais especificamente no Município de Duque de Caxias, nos conte um pouco da sua infância?
Dep. Wagner Montes: “Infância difícil... infância de menino pobre, morava na rua sete, na rua do campo do rosa, fique lá até meus 12 anos de idade, tive a infância de todo o menino pobre... mais uma infância muito feliz. Jogava futebol, subia em árvore, ir a cachoeira na Taquara em Duque de Caxias, aos Domingos penetrava com meus amigos em um Clube no Morro do sabão que tinha na época e se chamava Piquenique para tomar banho de piscina. Foi uma infância pobre mais muito digna, tinha muitas amizades, foi uma infância muito feliz. Não tenho o que reclamar da minha infância... como ser humano eu era muito mais feliz na minha infância.”

Jornal Tribuna Rio: qual a sua analise sobre a situação atual de nosso Estado, em termo políticos e sociais.
Dep. Wagner Montes: “Políticos está melhorando, o que eu acho é o seguinte passou daquela porta do estúdio pra dentro, eu não tenho partido, não tenho parente e não tenho amigos, canso de dizer, se usar meu nome prenda! Se mostrar que trabalha comigo com carteira da Record ou carteira da ALERJ, e fizer coisa errada, prenda! Falo isso sempre na Televisão, e se provar que é da minha família..., prenda e dê uma surra! A tendência é provar para as pessoas que eu vou continuar sendo um sentinela avançado do Povo, seja na ALERJ ou na Televisão, tenho inúmeros inimigos, recebo inúmeras ameaças, pessoas que são incomodadas, recebo pressão de todos os lados..., eu não tenho nada a esconder, essa sempre foi minha preocupação, mostrar ao Povo o seguinte 32 anos na televisão, 37 anos de jornalismo, e nenhuma mancha na carreira, e não vou manchar depois de velho. É aquilo acertou, seja qual for a Autoridade, Parabéns! Errou pau no gato que é massagem, e escraaaaachaaaaaa!!!!!”

ASSISTA NA INTEGRA O VÍDEO DA ENTREVISTA EXCLUSIVA DO APRESENTADOR E DEPUTADO ESTADUAL WAGNER MONTES:









SOS VILA KENNEDY





Um dos maiores problemas enfrentados pela população carioca hoje é sem dúvida o caos que se encontra a saúde pública. Uma verdadeira calamidade pública e com a nossa querida e sofrida Vila Kennedy não poderia ser diferente.
A Vila Kennedy hoje possui um UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24horas, e o Centro Municipal de Saúde Dr. Henrique Monat. Porém como é de conhecimento de todos, e semelhante aos outros Postos de Saúde e outras unidades de saúde de nosso Município, enfrenta grande problemas e dificuldades.
A pedido dos moradores o Jornal Tribuna Rio compareceu ao UPA e falou com alguns moradores que se encontravam no local. A opinião de todos os foram um verdadeiro coro: “a nossa saúde está no CTI”. O maior problema enfrentado pelos moradores é a falta de pediatra, segundo uma moradora que não quis de identificar, várias crianças chegam diariamente ao UPA e não são atendidas, os profissionais de saúde alegam que não há pediatra disponível na rede pública, e os moradores são obrigados a se deslocarem para outras unidades na tentativa muitas das vezes frustrada de conseguir atendimento.
No Centro Municipal de Saúde Dr. Henrique Monat a situação é parecida, falta médico, remédio e as consultas são marcadas sempre para 03 ou 04 meses depois. Falta medicação básica de controle de pressão arterial. Segundo uma moradora que preferiu não se identificar, sua consulta para o cardiologista foi marcado para o mês de Janeiro de 2012, sendo que o caso é de urgência. “preciso de uma avaliação de um cardiologista imediatamente e minha consulta foi marcada para Janeiro, não sei o que faço, ou espero e morro ou tenho que pedir ajuda aos meus filhos e amigos para pagar uma consulta? é uma humilhação.” desabafou a moradora.
Realmente a situação é caótica, enquanto a prefeitura gasta rios de dinheiro para promover o ROCK RIO, os moradores da Vila Kennedy e de outros bairros da zona oeste sofrem com a falta de remédio e de médicos para cuidar de um direito seu assegurado na Constituição Federal. Está na hora, alias passando da hora de nossos governantes e autoridades constituídas se preocupar com a população de nossa região.

COMUNIDADE EM PERIGO: CAROBINHA PEDE SOCORRO







A situação atual do Jardim Nossa Senhora das Graças, mais conhecida como a Comunidade da Carobinha é desesperadora. Não podemos aceitar a forma como o Poder Público está tratando aquela Comunidade. Os problemas são tantos que a equipe do Jornal Tribuna Rio resolver dedicar uma coluna mensal para abordar os problemas e as dificuldades enfrentadas pelos moradores desta região. Em visita a Comunidade no dia 10/09/11 constatamos que a situação é delicada, os problemas enfrentados pelos moradores daquela região são tamanhos e o sentimento é de total revolta e indignação. São ruas sem calçamento, esgoto a céu aberto, rios e canais totalmente obstruídos, praças sem o mínimo de conservação, faltam escolas, faltas postos de saúde, faltam áreas de lazer, enfim, é uma comunidade abandonada pelas Autoridades constituídas.
Nossa equipe esteve presente em vários pontos da comunidade e pode constatar inúmeros problemas de infraestrutura, saneamento básico, iluminação pública, dentre outros. Ouvimos inúmeros moradores que puderam expressar de forma veemente sua indignação. “Sou morador da Carobinha a mais de 20 anos e nunca nossa comunidade ficou tão esquecida pelo Poder Público. Estamos cansados de políticos em época de eleição, daqui a pouco começam as promessas, a visita de vários candidatos a comunidade, os apertos de mãos, mais é só acabar as eleições e eles somem novamente, estou cansado e totalmente decepcionado com nossos políticos, perdi a esperança. É triste moço o senhor ver um filho seu brincando na vala aberta, podendo pegar varias doenças, sem contar com os riscos constantes de morte. Mais triste ainda é ver que entra e sai governo e ninguém faz nada. Como disse antes, eu perdi as esperanças, nós não somos lembrados, só na época de eleição.” Expressava um morador descontente e decepcionado. “Isso aqui cresceu muito, antes eram poucas casas, mais de uma hora pra outra muitas pessoas se mudaram pra cá, mais o governo não fez nada, muitas casas não tem saneamento básico, quanto tem é tudo entupido, e não adianta chamar ninguém da Prefeitura porque eles nunca vem.” Dizia outra moradora.
Segundo o Sr. Sandro, Presidente da Associação de Moradores, existe hoje mais de 90 mil habitantes na Comunidade da Carobinha, são inúmeras residências, e vários moradores que expressam o mesmo sentimento de decepção e descontentamento, não só com o atual Governo, mais com os antecessores que também nada fizeram pela Carobinha. Também segundo o Sr. Sandro, inúmeros projetos foram apresentados pela Administração Pública, porém nenhum deles saíram do papel, ora por alegação de falta de recursos, ora por justificativa que a Comunidade é muito grande e isso requer um investimento muito maior, onde a Administração Municipal não poderia arcar sozinha, sendo necessário a intervenção da Administração Federal. Enfim, ano após ano são apresentadas inúmeras desculpas pelas Autoridades e o que os moradores observam é que nada, absolutamente nada foi feito até o momento.
Diante dos fatos e dos depoimentos apresentados pelos moradores não conseguimos vislumbrar outra coisa que não seja o verdadeiro abandono da Comunidade da Carobinha. O sentimento que podemos constatar é de decepção, a expressão encontrada nos rostos dos moradores é de descrédito. Não existe mais esperança, e a revolta tomou conta da população. Sendo assim, no exercício do Jornalismo com dignidade e verdade, do lado da população desta Comunidade que passa por sérios problemas de diversas áreas, requeremos das Autoridades constituídas de nossa região que realmente exerçam o cargo pelo qual foram eleitos, REPRESENTANTE DOS INTERESSES DA POPULAÇÃO DA CAROBINHA. Lembrando que faltam menos de 1 ano para as eleições Municipais, onde a Comunidade vai escolher seu Prefeito e seu Vereador, será que aqueles que hoje ocupam esses cargos são dignos de merecerem novamente o voto desta Comunidade? Será que esses políticos que hoje ocupam os cargos Municipais terão a coragem de pedirem os votos da Comunidade da Carobinha?
Fica aqui este alerta, não em forma de acusação, ou outro meio de desonra para nossos representantes, mais em forma de lembrança, em forma de pedido de socorro para uma Comunidade que hoje sofre com o abandono e com o descaso de nossas Autoridades Municipais, Estaduais e Federais.

Por Luciano Baduy

PASTOR MARCOS PEREIRA DA SILVA : UM HOMEM DE DEUS



O Pastor Marcos Pereira da Silva fundador da Igreja Assembléia de Deus dos Últimos Dias (ADUD), é visto por muito como um homem de fé, coragem e determinação, e por outros como um polemico, sensacionalista e charlatão. Mais o que realmente vemos é que ele é acima de tudo um homem que anda segundo o coração de Deus. Que realiza um trabalho lindo e essencial. E que atua numa área que muitos não têm a ousadia de trabalhar, que consegue alcançar vidas totalmente condenadas pela sociedade, que recupera jovens, adultos e velhos já condenados a morte, mais que pelo trabalho deste homem de Deus, conseguem reverter esse quadro e se tornarem novamente pessoas com dignidade e amor a vida.
Brasileiro, natural do Rio de Janeiro, nascido em 29 de novembro de 1956, Marcos é o terceiro de oito irmãos, nasceu em berço espírita, de classe média, e ainda bem novo começou a trabalhar e a conhecer o “mundo”. Sua profissão durante muito tempo foi a de maître de restaurante na zona sul do Rio de Janeiro. Tempos depois foi proprietário de um restaurante na Baixada Fluminense. Neste período, vivia totalmente envolvido nas noitadas, bebedeiras e prostituição. Fazendo também parte assiduamente da torcida organizada do Flamengo, em seu vocabulário de cada 10 palavras 9 eram palavrões. Em 1974 conheceu sua esposa e em 1982 tiveram a primeira filha, Nívea. Depois de 2 anos do nascimento de Nívea, decidiram se casar, assumindo um compromisso diante de Deus e dos homens. Mesmo assim, continuou a viver longe dos caminhos de Deus, pois ele sempre foi muito incrédulo e contra os crentes.
Em uma noite de segunda-feira, no ano de 1989, um amigo chamado Araújo de Carvalho que já orava por Marcos há 7 anos, sabiamente o convidou para ir a um teatro. Chegando lá, era realizado um culto de louvor e adoração a Deus, onde o Pastor Silas Malafaia trouxe uma linda e poderosa mensagem da Palavra de Deus a qual, pela vontade divina, era exatamente uma revelação de tudo o que Marcos vivia. E foi assim que seu amigo o conduziu para um culto onde ele ouvindo a Palavra de Deus, foi tocado diretamente em seu coração se entregando assim a Cristo e sendo curado de todas as enfermidades físicas e espirituais. A partir daí, sua vida foi radicalmente transformada e Marcos começou a dedicar sua vida à obra de Deus, negando todas as coisas do velho homem e nascendo uma nova criatura. Em uma carreira abençoada, em 1990 já era presidente da ADUD, quando iniciou o ministério que ate os dias de hoje trabalha na recuperação de ex-assassinos, traficantes e viciados em drogas em todo o Estado do Rio de Janeiro.
O Pastor Marcos Pereira ficou internacionalmente conhecido quando foi convidado pelo então Governador Antony Garotinho para intervir na rebelião do Presídio em Benfica, mesmo diante do olhar atento de todo o mundo, o Pastor tomado pelo poder de Deus entrou naquele lugar onde o espírito da morte pairava e com a autoridade do Espírito Santo de Deus terminou com uma das mais violentas rebeliões no Estado do Rio de Janeiro.
Depois deste fato o Pastor Marcos tem sido alvo de várias injurias e difamações de todos os lados. Até mesmo de pessoas do meio evangélico, que infelizmente não conseguem observar o Poder de Deus sendo operado pelo homem que hoje é um canal de benção e de recuperação para muitas pessoas. Estima-se que o trabalho de recuperação realizado pela ADUD já conseguiu transformar mais de 5.000 pessoas, e ainda continuam empenhados para multiplicar esse numero varias vezes.
O Jornal Tribuna Rio tem o orgulho incondicionado de poder contar com este Homem de Deus apartir da próxima edição como colunista fixo e tem a honra de ter em sua equipe um homem abençoado e que sem sombra de duvidas anda segundo o coração de Deus.  








ESCADA ROLANTE DO CALÇADÃO DE BANGU : UMA HISTÓRIA DE PROMESSAS






Prefeitura promete em Dezembro de 2010 reformar as escadas rolantes

Em Dezembro de 2010, a Prefeitura através da Secretária de Conservação prometeu realizar a troca dos equipamentos que estavam danificados, e causavam transtornos aos moradores que diariamente são obrigados a realizar a travessia da estação ferroviária de Bangu, segundo palavras do secretário, Sr. Carlos Roberto Osório: "O fabricante terá a obrigação de mantê-la, todos os dias do ano, e nós vamos cobrar. Esse é um ponto muito importante da Zona Oeste e a prefeitura garante: vamos fazer toda força para mantê-la uma escada nova”. Mais se passaram 10 meses e até o momento da edição deste jornal absolutamente nada foi feito. As escadas e os elevadores continuam paralisados e interditados, causando inúmeros transtornos aos moradores do bairro.
Mais não poderíamos ser injusto, a Prefeitura realizou a licitação para o início das Obras de recuperação dos pilares que compõem a cobertura e substituição dos elevadores no calçadão de Bangu - XVII RA - AP 5.1 - Bangu. Objeto do processo Administrativo nº 06/500.499/2011, onde a empresa RETROFIT ENGENHARIA DE SERVIÇOS LTDA foi à vencedora, ganhando a concorrência pública nº 12/2011 pelo valor de R$ 766.923,31 (setecentos e sessenta e seis mil, novecentos e vinte e três reais e trinta e um centavos) e a concorrência nº 10/2011, objeto do processo Administrativo nº 06/500.377/2011, que tem como objeto Obras de recuperação e Urbanização do Calçadão de Bangu – Avenida Cônego de Vasconcelos e Avenida Ministro Ary Franco – Bangu – XVII R.A – AP-5.1, e também tem como vencedora a empresa RETROFIT ENGENHARIA DE SERVIÇOS LTDA, pelo valor de R$ 2.324.762,80 (dois milhões, trezentos e vinte e quatro mil, setecentos e sessenta e dois reais e oitenta centavos), todas as duas obras com o valor já empenhado, publicados no Diário Oficial da Prefeitura no dia 29/08/2011.
Sabemos que os valores destinados para a realização das obras já estão disponíveis, os contratos devidamente assinados e publicados no Diário Oficial, diante dessas informações, só resta uma dúvida, o que está faltando para o inicio das obras? Qual a dificuldade encontrada pela empresa vencedora para inicio dessas obras?
Solicitamos a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, uma resposta a população de Bangu, que sofre diariamente com as escadas e os elevadores paralisados, e pedimos a nossas Autoridades, principalmente aquelas que representam os interesses dos moradores de Bangu que venham a agir com mais rigor neste sentido, afinal de contas Bangu é o 2º bairro mais populoso da Zona Oeste, cerca de 200.000 pessoas utilizam esses equipamentos diariamente, e merece respeito e consideração.

Lei Maria da penha





UM MARCO HISTÓRICO NA LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

A Lei n˚ 11.340 de 07 de Agosto de 2006 sancionada pelo então Presidente da República, o Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, marcou um importantíssimo passo no que diz respeito à violência domestica sofrida pelas mulheres brasileiras. Em merecida homenagem a farmacêutica Cearense Maria da Penha Maia Fernandes, a verdadeira pioneira na luta contra a violência sofrida por muitas mulheres no ambiente mais inesperado, seu próprio lar, e advindo do alvo menos previsto, seu companheiro, marido ou namorado.
A história da farmacêutica Maria da Penha reflete claramente a situação enfrentada por muitas mulheres nos tempos atuais. Maria da Penha foi casada com o Professor universitário Marcos Antonio Herradia Viveros, espancada e violentada diariamente de forma brutal pelo marido durante 06(seis) anos de casamento. Em 1983, por duas vezes, ele tentou assassiná-la, tamanho o ciúme doentio que ele sentia. Na primeira vez, com um tiro covardemente disparado no momento em que Maria da Penha se encontrava dormindo, e pelas costas. Em depoimento a policia, ele afirmou ser vitima de um assalto. Na segunda tentativa, de forma ainda mais covarde e desumana, quando Maria da Penha já se encontrava em uma cadeira de rodas, vitima do tiro disparado na primeira tentativa de assassinato, o monstro tentou a eletrocussão e o afogamento. Cansada das humilhações e dos maus tratos, e das tentativas de assassinato, Maria da Penha resolveu procurar a ajuda da sua família e denunciou o agressor, seu próprio marido. Com uma autorização judicial, conseguiu deixar a casa em companhia das três filhas. 15 anos se passaram, 02 julgamentos e muita pressão de órgãos internacionais sobre a demora na solução do caso, o agressor foi condenado a 10 anos de prisão, mais somente cumpriu 2 anos no regime fechado. O fato incomodou de forma consistente o Centro pela Justiça pelo Direito Internacional (CEJIL) e o Comitê Latino-Americano de Defesa dos Direitos da Mulher (CLADEM), que juntamente com a farmacêutica Maria da Penha formularam uma denúncia a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), órgão internacional responsável pelo arquivamento de comunicação decorrente de violação de acordos internacionais.
A denúncia incentivou um consorcio de ONGs a formularem uma proposta de Lei que visava diretamente à proteção da mulher, e após várias audiências publicas e discussões de órgãos, com a participação ativa da Secretária Especial de Políticas para as Mulheres, em 2006, mais especificamente no dia 07 de Agosto, o Presidente Lula sancionava a Lei n˚ 11.340.
Após a luta desta mulher que sem sobra de duvidas tornou-se o símbolo do inconformismo no que tange a violência domestica, vários outros casos vieram a público, com finais não tão vitoriosos como a da farmacêutica, como podemos destacar o caso da cabeleireira de São Paulo, vítima do seu ex-marido que foi assassinada a sangue frio com vários disparos a queima roupa e a luz do dia, mesmo após denunciá-lo diversas vezes nos órgãos que deveriam zelar pela sua proteção e sua integridade física. Poderíamos citar aqui vários exemplos que a cada dia encontram-se nas manchetes dos diversos meios de comunicação do nosso país.
Em 2011 a Lei nº 11.340 completa 05 anos, durante este tempo de existência podemos constatar que muita coisa mudou, mais por outro lado ainda podemos encontrar vários casos de violência contra a mulher. Muitos acham que embora a Lei tenha mudado muito o comportamento de alguns agressores, ela ainda é ineficaz e sua aplicação ainda é precária.
Neste sentindo, precisamos a cada dia lutar por uma sociedade mais humana, a violência não só contra a mulher, mais contra a criança e contra o adolescente, deve ser banida de nossa sociedade. Precisamos nos conscientizar que a violência gera a violência e a gentileza gera gentileza, como já dizia o saudoso profeta Gentileza.


BAIRRO GERICINÓ: UMA TRISTE REALIDADE