A situação atual do Jardim Nossa Senhora das Graças, mais conhecida como a Comunidade da Carobinha é desesperadora. Não podemos aceitar a forma como o Poder Público está tratando aquela Comunidade. Os problemas são tantos que a equipe do Jornal Tribuna Rio resolver dedicar uma coluna mensal para abordar os problemas e as dificuldades enfrentadas pelos moradores desta região. Em visita a Comunidade no dia 10/09/11 constatamos que a situação é delicada, os problemas enfrentados pelos moradores daquela região são tamanhos e o sentimento é de total revolta e indignação. São ruas sem calçamento, esgoto a céu aberto, rios e canais totalmente obstruídos, praças sem o mínimo de conservação, faltam escolas, faltas postos de saúde, faltam áreas de lazer, enfim, é uma comunidade abandonada pelas Autoridades constituídas.
Nossa equipe esteve presente em vários pontos da comunidade e pode constatar inúmeros problemas de infraestrutura, saneamento básico, iluminação pública, dentre outros. Ouvimos inúmeros moradores que puderam expressar de forma veemente sua indignação. “Sou morador da Carobinha a mais de 20 anos e nunca nossa comunidade ficou tão esquecida pelo Poder Público. Estamos cansados de políticos em época de eleição, daqui a pouco começam as promessas, a visita de vários candidatos a comunidade, os apertos de mãos, mais é só acabar as eleições e eles somem novamente, estou cansado e totalmente decepcionado com nossos políticos, perdi a esperança. É triste moço o senhor ver um filho seu brincando na vala aberta, podendo pegar varias doenças, sem contar com os riscos constantes de morte. Mais triste ainda é ver que entra e sai governo e ninguém faz nada. Como disse antes, eu perdi as esperanças, nós não somos lembrados, só na época de eleição.” Expressava um morador descontente e decepcionado. “Isso aqui cresceu muito, antes eram poucas casas, mais de uma hora pra outra muitas pessoas se mudaram pra cá, mais o governo não fez nada, muitas casas não tem saneamento básico, quanto tem é tudo entupido, e não adianta chamar ninguém da Prefeitura porque eles nunca vem.” Dizia outra moradora.
Segundo o Sr. Sandro, Presidente da Associação de Moradores, existe hoje mais de 90 mil habitantes na Comunidade da Carobinha, são inúmeras residências, e vários moradores que expressam o mesmo sentimento de decepção e descontentamento, não só com o atual Governo, mais com os antecessores que também nada fizeram pela Carobinha. Também segundo o Sr. Sandro, inúmeros projetos foram apresentados pela Administração Pública, porém nenhum deles saíram do papel, ora por alegação de falta de recursos, ora por justificativa que a Comunidade é muito grande e isso requer um investimento muito maior, onde a Administração Municipal não poderia arcar sozinha, sendo necessário a intervenção da Administração Federal. Enfim, ano após ano são apresentadas inúmeras desculpas pelas Autoridades e o que os moradores observam é que nada, absolutamente nada foi feito até o momento.
Diante dos fatos e dos depoimentos apresentados pelos moradores não conseguimos vislumbrar outra coisa que não seja o verdadeiro abandono da Comunidade da Carobinha. O sentimento que podemos constatar é de decepção, a expressão encontrada nos rostos dos moradores é de descrédito. Não existe mais esperança, e a revolta tomou conta da população. Sendo assim, no exercício do Jornalismo com dignidade e verdade, do lado da população desta Comunidade que passa por sérios problemas de diversas áreas, requeremos das Autoridades constituídas de nossa região que realmente exerçam o cargo pelo qual foram eleitos, REPRESENTANTE DOS INTERESSES DA POPULAÇÃO DA CAROBINHA. Lembrando que faltam menos de 1 ano para as eleições Municipais, onde a Comunidade vai escolher seu Prefeito e seu Vereador, será que aqueles que hoje ocupam esses cargos são dignos de merecerem novamente o voto desta Comunidade? Será que esses políticos que hoje ocupam os cargos Municipais terão a coragem de pedirem os votos da Comunidade da Carobinha?
Fica aqui este alerta, não em forma de acusação, ou outro meio de desonra para nossos representantes, mais em forma de lembrança, em forma de pedido de socorro para uma Comunidade que hoje sofre com o abandono e com o descaso de nossas Autoridades Municipais, Estaduais e Federais.
Por Luciano Baduy
Nenhum comentário:
Postar um comentário